Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas

Compartilhar:


A partir do momento em que um aluno chega ao problema de pesquisa, deverá ficar bem claro para a banca examinadora qual a adversidade que o seu TCC quer resolver. Porém, muitos estudantes ficam sem saber o que fazer nesse capítulo, porque não há regras que mostrem o que deve ser feito.

Em virtude disso, Douglas Tybel, criador do canal Guia da Monografia desenvolveu um método com apenas três passos para ajudar a montar o problema de pesquisa:

  • Descreva um cenário;
  • Recursos utilizados atualmente;
  • Pergunta problema.

A partir deles, será possível formar a pergunta problema. Ela, por sua vez, será o estímulo que irá impulsionar a realização do projeto TCC. Vale ressaltar que a resposta para ela será dada na conclusão do mesmo.

Conheça algumas de nossas ferramentas que automatizam tudo isso:

CLIQUE AQUI  e Conheça o Monografis 2.0. Faça seu TCC usando ferramentas que faz o trabalho pesado para você.

1. Descreva um cenário

Se um profissional precisa relatar um problema a seu superior, dificilmente ele irá direto ao ponto. Antes de revelar o problema é necessário falar sobre o cenário, nesse caso, o colaborador, começaria com algo do tipo: Lembra-se daquela maquina mais velha que temos, quando solicitamos peças novas para repor? Pois bem, ontem, a produção parou por 3 horas, pois uma correia estava desgastada. Por esse motivo é que o cenário contempla o entendimento do problema de forma mais abrangedora, visto que sem um cenário o líder, provavelmente perderia tempo procurando culpado, dessa forma o cenário torna-se ponto fundamental antes de relatar o problema em si.

Pode ser considerado como um conjunto de hipóteses do comportamento das variáveis no futuro. Sendo a principal forma de ilustração das mesmas de forma clara e mais simples possível (FREITAS e LEAL, 2006).

Com isso em mente, é possível afirmar que um cenário deve descrever exatamente como o estudante imagina que seu produto irá se comportar. Demonstrando todos os detalhes e em linguagem natural.

Os exemplos a baixo demonstram dois deles, ambos sobre desenvolvimento softwares sob demanda. O primeiro para uma academia e o segundo para o registro de atletas:

Desenvolvimento de software sob demanda para controlar series de exercícios, este ficará instalado em um tablet em posse do personal trainer. Onde este o alimentará com os dados.

Desenvolvimento de software personalizado para registro de atletas e apuração dos resultados de corridas, que ficará instalado em um notebook na linha de chegada. Onde ficará um funcionário inserindo a ordem de chegada dos corredores registrados.

Espera-se dessa forma, que a banca examinadora possa compreender como a mercadoria irá reagir mediante ao ambiente externo. Deve ser colocada de forma detalhada e descomplicada a fim de que suas partes juntas formem uma única figura.

2. Recursos utilizados atualmente

Existem diversos tipos de recursos, os principais são: Recurso Financeiro, Recurso Humano, Recursos Naturais e materiais. Quando se propõe um problema e para que se possa estudar melhor a sua causa, precisamos entender quais recursos estão envolvidos no problema, por esse motivo, essa parte é importante, uma vez que aqui é onde serão informados os recursos atuais que são usados, assim é possível entender até mesmo por eliminação se a problemática do cenário está relacionada com algum recurso, seja ele qual for.

Seguindo essa premissa, ao fazer uma análise minuciosa sobre o problema a ser resolvido, é importante verificar quais recursos estão sendo utilizados. Pensando nisso, tudo que se usa para resolver o problema de pesquisa, seja humano, financeiro ou material deve ser informado.

Em geral, tudo que se utiliza num projeto, como móveis, equipamentos, utensílios de uso geral, alimentos, roupas etc., é considerado material. A administração desses materiais constitui o objeto de estudo dessa etapa (TENÓRIO e BORGES, 2008, p. 57)

Com o passar dos anos, o ser humano encontra formas de fazer tarefas muito demoradas em apenas alguns instantes, economizando tempo e dinheiro. Com a ajuda da tecnologia, qualquer tipo de trabalho minucioso é realizado em questão de minutos.

Alguns exemplos de recursos mais utilizados:

  • Planilha eletrônica;
  • Ficha escrita à mão;
  • Livro de registro escrito à mão.

Vê-se por isso, que quando se fala em recursos que são utilizados nos procedimentos atuais, é preciso colocar todos os materiais utilizados no processo. Fazendo isso, será possível descobrir tanto o que pode ser melhorado quanto o que não pode.

Conheça algumas de nossas ferramentas que automatizam tudo isso:

CLIQUE AQUI  e Conheça o Monografis 2.0. Faça seu TCC usando ferramentas que faz o trabalho pesado para você.

3. Problema de Pesquisa – Pergunta Problema

É notável que as perguntas movem o mundo, e no TCC não é diferente. Durante o trabalho, torna-se indispensável formular um pergunta que a impulsione e que a resposta seja a solução do problema de pesquisa.

O problema de pesquisa é facilmente compreendido se for elaborado em forma de pergunta. Esta por sua vez deve ser extremamente completa e ter o máximo de precisão possível (FERRARI, MOREIRA e VALDERRAMAS, 2015).

Tendo uma maior exatidão, se o problema de pesquisa for elaborado em forma de pergunta ele terá uma chance grande de ser assimilado pelo avaliador. Por isso deve conter apenas algumas linhas e ser o mais direto possível.

Uma pergunta problema de pesquisa deve seguir a fórmula: palavra qualificadora + tema + ligação hipotética + recurso atual = resultado, como mostra o exemplo:

  • Palavra qualificadora: “Como o”;
  • Tema: desenvolvimento de software;
  • Ligação de hipótese: pode substituir a necessidade de;
  • Recurso atual: planilhas eletrônicas;
  • Resultado: Como o desenvolvimento de software para controle de serie de exercícios pode substituir a necessidade do uso de planilhas eletrônicas?

Fica evidente, diante deste quadro que a melhor forma de fazer com que o leitor compreenda o problema de pesquisa é apresenta-lo em forma de pergunta. Esta por sua vez deve seguir a receita: palavra qualificadora + tema + ligação hipotética + recurso atual = resultado.

RECAPTULANDO

Resumindo tudo, o problema de pesquisa é a onde o aluno diz qual incômodo seu TCC irá solucionar. Ele servirá para impulsionar todo o trabalho, a fim de encontrar uma solução definitiva.

O primeiro passo para a formulação do problema de pesquisa é a confecção do cenário. Nele serão descritos com detalhes como será o comportamento do produto no ambiente real.

O segundo passo será identificar as ferramentas utilizadas antes da resolução do problema. A partir desse ponto é possível imaginar máquinas antigas como o relógio de corda, que precisavam da ajuda de uma pessoa para funcionar.

Por fim, a solução será encontrada com mais facilidade se o problema de pesquisa estiver em forma de forma de pergunta. Para isso deve seguir a equação: palavra qualificadora + tema + ligação hipotética + recurso atual = resultado.

Conheça algumas de nossas ferramentas que automatizam tudo isso:

CLIQUE AQUI  e Conheça o Monografis 2.0. Faça seu TCC usando ferramentas que faz o trabalho pesado para você.

Se você gostou desse artigo e acha que ele te ajudou, deixe seu comentário.

Problema de Pesquisa – Por: Jader Bastista Favero

BIBLIOGRAFIA

FERRARI, M. A. M. C.; MOREIRA, M. R.; VALDERRAMAS, Z. L. Manual de elaboração e normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC segundo as normas ABNT e Vancouver. São Paulo: Biblioteca 24Horas, 2015.

FREITAS, C. M. D.; LEAL, M. D. C. Cenários possíveis: expreriências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.

PHILLIPS, A.; BALTZAN, P. Sistemas de informação. Porto Alegre: AMGH, 2012.

TENÓRIO, F. G.; BORGES, A. C. V. Gestão comunitária: uma abordagem prática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

Conheça algumas de nossas ferramentas que automatizam tudo isso:

CLIQUE AQUI  e Conheça o Monografis 2.0. Faça seu TCC usando ferramentas que faz o trabalho pesado para você.

Compartilhar:

Douglas Tybel

Analista de Sistemas pela Faculdade Vale do Cricaré (2006). Pós em Engenharia de Softwares (2008) e Pós em Docência no ensino superior. Professor na Faculdade FVC, também atuo como Sócio Proprietário da Efetiva Serviços e Fundador do Maior Canal de TCC do Youtube - Guia da Monografia. Idealizador do Projeto Inovador - Um software Orientador de TCC nunca criado no Brasil ou exterior.