Como Montar Uma Justificativa De TCC Com Apenas 4 Perguntas

Compartilhar:

Pode-se afirmar que, em razão de não haver uma regra para a elaboração da Justificativa do TCC esta se torna uma das partes mais complexas de se orientar, uma vez que cada tutor apresenta um método diferente. Porém, é necessário exaltar o tema e dar a devida importância ao projeto. Foi criada recentemente, uma fórmula, que pode auxiliar os alunos nesta fase de seu trabalho. Lendo o artigo “Como fazer um TCC: 4 regras valiosas que todos desconsideram“, será possível entender a fundo cada item desse. Olha, eu também usei o Monografis Orientador de TCC e tirei nota 9.0. Quando quiser dar um salto no seu cronograma, então clique aqui.

A justificativa respeita 4 regras valiosas que são:

  1. o porquê (motivo pelo qual este tema foi escolhido),
  2. o que (qual a função do projeto),
  3. quem (público alvo da obra)
  4. e base (fonte de informações onde seu trabalho está baseado).

Falaremos um pouco sobre cada item acima e depois explicaremos como montar a sua justificativa usando essa mesma ideia.

ÍNDICE:

Por que este tema?

tcc-porque

Quando pensamos em escolher o tema, essa tarefa torna-se mesmo uma charada. Nesse contexto, deve ficar claro o que será abordado na monografia. Em outras palavras, deve ser colocada uma definição explicita especificando com detalhes qual a área o produto vai abranger.

Sob essa ótica, ganha particular pertinência o motivo pelo qual foi escolhido este tema. Este por sua vez, deve ter utilidade para o pesquisador, o pesquisado e a sociedade propriamente dita, fazendo com que não fique restrito somente ao ambiente acadêmico (KAHLMEYER-MERTENS et all, 2007).

Com isso, será importante que fique bem claro na Justificativa do TCC, o que cada uma das três partes irá ganhar depois que estiver finalizado. O pesquisador (o autor do trabalho) deve tendê-lo para além dos muros de sua escola, o pesquisado (a instituição estudada ou onde o estudo foi realizado) e a sociedade (que beneficio ou vantagem a humanidade pode ter em relação ao seu trabalho).

O que quer alcançar?

tcc-que-duvida2

Devemos pensar como uma criança e nos questionar sobre o que falaremos. Quando alguém começa a defender algo, logo vem a mente a imagem do que esta pessoa está falando. Porém, o que ela explica pode não ser o mesmo que o público entende.

Diante disso, será inevitável que num primeiro momento seja deixado, sem sombra de dúvidas o que a pesquisa está buscando. Qual a finalidade que ela tem para o mundo (SANTOS, MOLINA e DIAS, 2007).

Segundo Marconi e Lakatos (2000) na Justificativa do TCC, deve-se deixar claro o qual o intuito do mesmo. Deixando claro o que o aluno realmente irá fazer no desenlace do projeto.

Ao fazer isso, deverá ficar claro qual é o objetivo da obra. O que quer alcançar e o que fará para alcançar o resultado desejado.

 

Justificativa de TCC – A quem se destina?

tcc-a-quem-destina

Acertar o alvo na hora de justificar-se é mesmo um ato difícil, uma das estratégias mais segura é saber exatamente para quem destina essa pesquisa, uma vez que ela deve ter valor para esse grupo que escolheu. Ao fazer uma análise da sociedade, é possível verificar que a psicologia é utilizada desde o início do século XX para a confecção de propagandas. A partir desse ponto, é possível notar que pessoas com determinadas características e necessidades compravam mais um determinado produto.

Em uma Justificativa de TCC, também é de fundamental relevância apresentar a definição do público alvo. No caso de existirem dois ou mais, deve-se colocar a importância do primeiro em relação aos demais (BARBAN, CRISTOL e KOPEC, 2001).

Ao esclarecer a quem se destina o seu projeto, ajudará num futuro próximo, a chegar até a pessoa correta. Pode passar por adaptações diversas vezes, mas sempre deverá focar em um determinado tipo de pessoas com características ou necessidades específicas (BRITO, 2011).

Sustentação

tcc-sustentacao

Você concordará comigo, quando eu digo que o lado mais forte sempre vence; ou quando digo que a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Por isso, vai aqui um aviso para você…por mais que você tenha inúmeros motivos, quando a banca te criticar, imagina quem estará certo ? Então é aconselhável que você esteja muito bem embasado. É notável que todo o conhecimento que se é adquirido vem de algum lugar, seja ele: livro, site, enciclopédia, revista, jornal e etc. Por esse motivo, é aconselhável possuir uma fonte confiável para se ter uma base forte e a Justificativa do TCC ser válida.

É aconselhável que o autor prefira livros ou documentos impressos ao invés de documentos digitais, pois exercem um papel muito importante no meio acadêmico-científico, por sistematizam a informação acumulada, dispersa e divulgada. Em geral são as originados com estudos de caráter histórico, conceituais, que forneçam o “estado da arte” de um tema (ANDRADE, 2010).

A fórmula mágica para montar a Justificativa TCC

tcc-formula

Uma mente brilhante sempre produz muito mais que resultados, eles vão alem, produzindo método ou fórmulas para facilitar seu calculo sobre algo maior, essas formulas devem ser usadas para que possamos ganhar tempo na hora de realizar o trabalho. Em resumo, siga a formula que uma boa Justificativa de TCC deve responder claramente a quatro simples questões: o que vai ser feito, por que será feito, a quem se destina e qual a base será utilizada para a sustentação e validação das ideias propostas. Estas por sua vez, podem ser aplicas a seguinte fórmula: por que + o que + quem + base. (formula do Monografis Orientador de TCC )

Esta fórmula é demonstrada seguir com o tema Mudança de Marca, feita por Douglas Tybel no livro TCC, uma escrita em blocos e em seu canal no YouTube, Guia da Monografia:


Veja um exemplo abaixo:

  1. Por que: para compreender que este processo é árduo e pode não ser bem sucedido;
  2. O que: apresenta conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões dessa mudança;
  3. Quem: para quem pretende mudar a marca;
  4. Base: nos princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.

Vamos ver o resultado?

Fórmula: por que + o que + quem + base

Resultado: Entender que o processo de mudança de marca é árduo e que pode até não ser bem sucedido apresentando conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização para quem pretende mudar a marca da sua empresa com base nos princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.

Completa: O que impulsionou a realização deste trabalho foi entender que o processo de mudança de marca é árduo e que pode até não ser bem sucedido apresentando conceitos, definições e ferramentas necessárias às decisões de manutenção e/ou alteração da marca da organização para quem pretende mudar a marca da sua empresa com base nos princípios do Marketing Moderno voltados às estratégias ligadas diretamente a Gestão de Branding.


Recapitulando

tcc-recaptular

De um modo geral, uma Justificativa de TCC segundo Douglas Tybel, desenvolvido no  Monografis Orientador de TCC , apresenta quatro partes fundamentais:

  1. o porquê (motivo pelo qual este tema foi escolhido),
  2. o que (qual a função do projeto),
  3. quem (público alvo da obra)
  4. e base (fonte de informações onde seu trabalho está baseado).

Respondendo a todos estes questionamentos, a escolha do tema será completamente esclarecida.

Autor: Jader Bastista Favero

Fonte: Monografis Orientador de TCC

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, M. M. D. Introdução a metodologia de trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARBAN, A. M.; CRISTOL, S. M.; KOPEC, F. J. A essência do planejamento de mídia. São Paulo: Nobel, 2001.

BRITO, D. O que é público alvo. Disponível em < http://www.inpn.com.br/Materia/Opinioes/724 >. Acesso em: 16 Junho 2015.

KAHLMEYER-MERTENS, R. S. E. A. Como elaborar projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SANTOS, G. D. R. C. M.; MOLINA, N. L.; DIAS, V. F. Orientação e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ibepex, 2007.

Compartilhar:

Douglas Tybel

Analista de Sistemas pela Faculdade Vale do Cricaré (2006). Pós em Engenharia de Softwares (2008) e Pós em Docência no ensino superior. Professor na Faculdade FVC, também atuo como Sócio Proprietário da Efetiva Serviços e Fundador do Maior Canal de TCC do Youtube - Guia da Monografia. Idealizador do Projeto Inovador - Um software Orientador de TCC nunca criado no Brasil ou exterior.

  • Boa tarde, professor.
    Trabalho como revisora desde 2013 e noto que, apesar de vc oferecer excelentes dicas, comete erros gramaticais, principalmente no que diz respeito ao uso da vírgula. É importante, para o aluno, saber executar o TCC, mas também estar ciente de que a correção gramatical merece atenção, uma vez que escrever bem não significa não cometer erros ou se apegar a vícios como o uso de vírgula separando sujeito de predicado, forma incorreta que venho observando com frequência na internet e que noto, inclusive, na sua primeira citação: “Sob essa ótica, ganha particular pertinência, o motivo pelo qual foi escolhido este tema.”

    • Ola Francine,

      Muito obrigado por sua colaboração.
      Vou fazer a correção. Gostaria de chamá-la a atenção que os artigos são escritos pelos meus alunos do e-book, isso com base no que aprenderam no meu e-book. Certamente uma virgula ou outra pode ser perdoado, né ? kkkk

      No final do artigo tem o nome do Aluno que escreveu.(Jader Batista)

      Sua revisões nos nossos artigos serão sempre bem vindas!

      Boas revisões.

      Douglas Tybel

      • Mari

        Até porque a maioria envia os textos para um PROFISSIONAL corrigir. Se escrevermos bem certinho, este “corretor” vai parar de ganhar dinheiro. rsrsrs Desculpe! Falei!
        Valeu Professor!

        • kkkkkkkkk. O Jader sempre faz os artigos para nosso blog. Ele foi um ótimo aluno. Alguns detalhes são ofuscados diante do lindo artigo que ele escreveu.

  • Gostei muito desta postagem e como o assunto foi abordado,

    • Muito obrigado! Foi escrito por um dos nossos alunos usando a técnica do nosso e-book para escrita cientifica.

  • Jacqueline

    Bom dia Professor, gostei muito do seu vídeo.
    Estou iniciando o meu TCC e escolhi o seguinte tema: “Desoneração da Folha de Pagamento: Um estudo sobre as alterações trazidas na Lei 13.161/2015 para o setor da Construção Civil.”
    Gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto.

    Grata,
    Jacqueline

    • Muito bom! falar de lei sempre é um desafio, então esteja preparada. Acredito que seu curso tenha a ver com o lei, certo? Direito ? Eu aconselho que você obtenha nosso e-book, pois juntamente com ele você recebe o gerador de elementos. Trata-se de um questionário que ao final gera todos os elementos do seu Projeto, como justificativa, problema, metodologia e etc. Tudo isso em poucas horas.

  • fabiana

    preciso de um artigo a area de gestao e orientaçao escolar

    • Usando o nosso e-book você conseguirá em poucas semanas.

  • oi hoje início o meu projeto de pesquisa assim tenho buscado orientação em sites uma forma de desenvolve meu trabalho com boa qualidade e conto comum sua opinião sobre o meu tema os impactos do programa bolsa família na educação.

    • Espero que nosso artigo tenha te ajudado. Temos diversas outras ferramentas para quem obtêm nosso e-book. Aguardo você.

  • Lorena Casares

    Muito legal as dicas e orientações que você nos disponibilizou, estou iniciando meu TCC relacionado a Saúde da Mulher, meu tema seria a fisioterapia no tratamento do do linfedema após câncer de mama.
    Quando fiz técnico de MKt e vendas o nosso TCC foi totalmente diferente do que eu imaginava.

    obrigada pelas dicas foram muito eficaz para mim

  • Gostei muito desta postagem e como o assunto foi abordado.

    • Oi Claudia, não entendi exatamente sua duvida, poderia esclarecer?

  • JOSE MARCIO SOARES DOS SANTOS

    BOA NOITE,GOSTARIA DE MONTAR UMA JUSTIFICATIVA COM O SEGUINTE TEMA:o ensino do futebol com ferramenta educacional nas escolas brasileiras.

  • Os anos de graduação são os mais memoráveis de minha vida.

    Até hoje lembro com um sorriso no rosto, principalmente a fase do tcc.

    Terminei a graduação ano passado e esse método de blocos me ajudou bastante. Por isso esse meu site fala sobre isso pra ajudar a galerinha que está em apuros com o tcc

    • Ótimo! quem quer divulgar o nosso material é sempre bem vindo!

  • Excelente!
    As dicas me abriram os olhos para varios aspectos em que eu não havia notado.
    Grata!

    • Que bom que te ajudou, realmente você tem razão, esse tipo de conteúdo faz a gente pensar sobre o nosso e encontrar pontos que antes não havíamos percebido, muito bom!

  • gostei bastante dos comentarios

  • Maria Luiza

    Achei EXATAMENTE o que procurava, pois só tenho 2 semanas para terminar meu TCC e até então não tinha nada feito e eu já estava ficando desesperada kkkkkk
    Meu TCC é sobre o uso de álcool de cereais nos cosméticos (mais especificamente, perfume), usando o processo dry-milling para a extração do milho, bem diferente dos temas que você aborda né? kkkkk
    Mas nossa, já vai me ajudar pra caramba! Muito obrigada

    • Muito obrigado por para um minutinho para comentar. Seu comentário ajuda e muito o blog.

    • Que ótimo! fico muito feliz por esse artigo ter sido útil para você. Parabéns e obrigado por comentar.

  • Emerson Dias

    Professor, seus videos são muito bons.
    tem como você fazer ou expor um falando como se faz uma revisão bibliografica e outra sobre como desenvolver a metodologia com a classificação e as outras coisas que se necessita para se desenvolver uma boa metodologia?

    • Ok Emerson, anotei aqui, vou produzir algo a seu pedido.

  • Wallace

    Oi, estou fazendo meu TCC e seu artigo ajudou muito.
    queria perguntar qual Software você usa para fazer os Mapas Mentais ? tenho uma apresentação em outra disciplina e achei interessante a ideia.

    • Ola Wallace,

      Obrigado. Que bom que nosso artigo te ajudou.
      O software que uso é o mindmup.com

  • Pedro vitor

    Gostario de saber a regra da B nt passo a passo.. até conclusão

  • Antônia

    Bom dia a todos. Gostaria de saber como é aplicada uma prova discursiva de TCC. O que é mais exigido do aluno/a?

    • Será exigido o conhecimento do projeto. Itens básicos são: Problema, Justificativa e Objetivo Geral. Também será cobrado um conhecimento básico sobre cada capitulo do referencial e da pesquisa. Mas nada aprofundado no referencial e sim na pesquisa. Verifique nosso material em http://monografis.com.br

  • Gabriela

    estou com uma imensa dificuldade de elaborar miha justificativa, mesmo seguindo esses passos falta algo para fechar a justificativa

    • Gabriela, posta o que você já conseguiu seguindo nosso artigo para ver como está e também poste suas duvidas que vamos te ajudar.

  • Rhaissa

    Estou fazendo tcc sobre a importância do estágio ñ supervisionado para a formação de profissionais de adm…e estou tendo uma leve dificuldade ao descrever a justificativa.

  • Lany Oliveira

    Muito bom esse artigo, estava ficando tensa porque tbm não estava conseguindo sair desse tópico na elaboração do meu projeto, depois de ler esse artigo “clareou” minha mente… obrigada mesmo!!! 🙂

    • Douglas Tybel

      Fico feliz por isso. Como ficou sua justificativa? poste aqui para que eu possa dar minha opinião.

      • Lany Oliveira

        Mandarei por email, grata pela atenção!!!

        • Douglas Tybel

          vamos aguardar o resultado.

      • Lany Oliveira

        Tema do Trabalho:

        *A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELA IGREJA CATÓLICA EM UIRAÚNA – PB*

        Justificativa:
        A realização deste trabalho surgiu a partir de motivações pessoais e inquietações a partir da vivência e percepção da pequena cidade em constante expansão, cuja presença da igreja católica está muito além do contexto religioso e social, chegando a interferir no desenvolvimento da cidade uma vez que a grande parte do patrimônio fundiário pertence a paróquia local adquirida desde a fundação do município por doações dos fiéis. Além disso esta pesquisa traz uma notória relevância em razão do desconhecimento histórico sobre a fundação e formação urbana da cidade, tendo em vista que as delimitações espaciais que norteiam o município foram estabelecidas pela freguesia desde o princípio, como também a falta de informação sobre o uso de algumas tarifas coloniais como o foro e o laudêmio imposta pela igreja a aqueles que habitam em terrenos que pertencem ao patrimônio eclesiástico os quais tem gerado conflitos entre os ocupantes das terras patrimoniais e a igreja como dono, sendo estas tarifas fonte geradora de renda para a ordem religiosa local. ——————————

        Att

        Maria Alanya

        Em 1 de fevereiro de 2017 13:17, Disqus escreveu:

        • Douglas Tybel

          Sua justificativa ficou muito boa.
          Agora vamos a uma dica:

          Cuidado com esse trecho:
          contexto religioso e social

          Isso porque o “contexto religioso e social” é discutível e subjetivo(a não ser que tenha normativos de como é o contexto religioso e social), então isso pode te gerar problemas. Por isso, oriento fortemente tirar ou mudar.

          Veja com seu orientador.

          • Lany Oliveira

            Grata pela observação e dica!!!!

          • Douglas Tybel

            Você é bem vinda!

    • Douglas Tybel

      Nossa que legal. Posta sua justificativa para gente vê como ficou!

  • Douglas Tybel

    Nossa! Muito obrigado pelo “artigo maravilhoso”, pois fazemos com muito carinho e esse retorno nos motiva muito!

  • Douglas Tybel

    Disponha! o que acha de testar esse simulador ?
    http://seuguiaperfeito.com.br/como-encontrar-o-tema-do-tcc/

    Posta o resultado.

  • Angela Fagundes

    Gostei dms.. em poucos minutos consegui fazer minha justificativa, sai da dúvida para certeza do que escrever seguindo os 4 passos.. Ameeeeei ♥

    • Douglas Tybel

      Nossa, é muito bom ouvir isso, posta aqui sua justificativa pra gente vê.

  • Ruan Araújo

    Consegui elaborar a justificativa após a leitura, ufa! a formula funcionou meio que como mágica haha. Obrigado e parabéns pelo ótimo artigo.

    • Douglas Tybel

      Nossa Ruan, fantástico. Pode postar aqui pra gente v como ficou ?